quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Comidinhas e drinks para animar a sua festa de Carnaval + um presente no final do post

DSC_0134

Menu do Baile de Máscaras/Festa de Carnaval

DSC_0520

Roll de salmão defumado com mascarpone, amêndoas e endro

DSC_0547

Pastinha de shitake com queijo cottage

DSC_0373

Três receitinhas de drinks refrescantes, bonitos e gostosos

DSC_0208

Bandeirolas carnavalescas

DSC_0441

Suco de laranja servido em copo customizado com confetes

A ideia de fazer esse post surgiu quando duas leitoras que compraram o kit digital BAILE DE MÁSCARAS/CARNAVAL na loja COISAS DA BONFA me pediram sugestões de comes & bebes para servir em suas festas. Como adoro esse tipo de desafio, lá fui eu digitar “petiscos leves”, “entradinhas” e “finger foods” no Google. Fiz um apanhado de receitas e salvei algumas fotos inspiradoras no álbum que mantenho no Facebook intitulado INSPIRAÇÃO PARA FESTAS FUTURAS. Pra mim, uma das coisas mais gostosas da vida é exercitar a criatividade e então, mesmo inspirada por algumas receitas, preferi inventar os meus próprios belisquetes, que compartilho com vocês a seguir:

DSC_0621

Em 2010 fiz uma entradinha de salmão defumado com alho poró e provolone crocante que ficou uma delícia e recebeu vários elogios:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/02/kit-recepcao-e-entradinha-de-salmao-com.html

Adoro salmão, mas dificilmente compro o ingrediente no mercado porque o Marcelo não é muito fã de peixe. Durante minha pesquisa por entradinhas leves, encontrei uma foto de wrapp de salmão e gostei bastante da apresentação do petisco. Então fiz algumas anotações, preparei uma lista de compras e parti pro HORTIFRUTI.

DSC_0458

Como vocês sabem, há sempre muitas variações de uma mesma receita e é também por isso que gosto de criar minha própria versão. A maior parte dos wrapps que encontrei levava cream cheese, alface e salmão defumado. Decidi substituir o queijo cremoso pelo mascarpone com amêndoas trituradas e a alface por uma erva que combina super bem com peixes: o endro, também conhecido por dill.

DSC_1519

O mascarpone é um queijo italiano de consistência muito cremosa e sabor levemente adocicado. No caso da marca que eu comprei, era bem pouco adocicado, mas mesmo assim, adicionei uma pitada de sal ao final da receita.

DSC_1526

Comecei triturando as amêndoas com pele no liquidificador, deixando algumas mais inteirinhas para garantir a crocância da pastinha que preparei misturando o mascarpone com o endro.

DSC_1535

Fui colocando a farofinha de amêndoas aos poucos, até que a pastinha adquirisse a consistência desejada: “nem muito molenga, nem muito gororobenta”.

DSC_1551

Quando experimentei a mistura, achei que faltava uma pitadinha de sal. Acrescentei o tempero com moderação pra não correr o risco de exagerar.

DSC_0011

Em seguida, passei uma camada generosa da pastinha numa folha de RAP10, antes de cobri-la com uma grossa fatia de salmão defumado e finalizar com alguns raminhos de endro. Enrolei o pão-folha e cortei fatias com mais ou menos 2 cm de espessura usando uma faca afiada.

DSC_0501

E voilà: rapidamente ficou pronto o roll de salmão defumado com mascarpone, amêndoas e endro, que servi nas lindas colheres de degustação coloridas compradas recentemente nos EUA.

DSC_0466

O papel usado como base para as colheres faz parte do kit digital BAILE DE MÁSCARAS/CARNAVAL. Adoro forrar bandejas a fim de customizá-las para as festas temáticas que organizo em casa e fiz até um post sobre isso no início de vida do blog:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/01/customizando-bandejas-com-papel-de.html

Confesso que com o passar do tempo acabei esquecendo desse recurso, mas pretendo voltar a usá-lo nos próximos eventos.

DSC_0571

Sou apaixonada por cogumelos e por isso eu havia pensado em testar uma receita de Portobello recheado com gorgonzola, mas logo depois me dei conta de que o petisco seria pesado demais para o calorão que faz em todo o Brasil nessa época do ano. Então guardei algumas receitas para testar no outono e decidi procurar por algo mais leve e fresco.

DSC_0600

Não encontrei nada que me agradasse, a não ser alguns dips de cogumelos que levavam farinha de rosca, bacon e outros ingredientes que achei desnecessários. Essa foi a desculpa que eu precisava pra criar minha própria receita de pastinha de cogumelos, rs!

DSC_0073

A base da pastinha apareceu algumas vezes aqui no blog porque sou fã de cogumelos in natura e estou sempre me aventurando a prepará-los. Comprei uma bandeja com 200g de shitake fatiado e um potinho de queijo cottage. Eu já tinha os outros ingredientes na geladeira ou na prateleira da cozinha: alho, cebola, manteiga, sal e pimenta preta.

Refoguei 4 dentes de alho com uma cebola inteira, 50g de manteiga e um filete de azeite antes de acrescentar os cogumelos.

DSC_0093

Deixei os cogumelos na panela até que amolescessem. Pra dar um toque especial à receita, acrescentei duas taças de vinho tinto e esperei que a bebida evaporasse deixando um gostinho interessante nos cogumelos. Adicionei o sal e a pimenta. Em seguida, apaguei o fogo, esperei os cogumelos esfriarem e misturei-os ao pote de queijo cottage no liquidificador.

DSC_0543

O resultado foi uma pastinha densa e saborosa, ideal para degustar com torradinhas e biscoitos do tipo água e sal ou então espalhar sobre fatias de pão de fôrma e levar ao forno com lascas de parmesão pra gratinar… hummmmm, fica sensacional!

DSC_0586

Na hora de servir, sugiro colocar a pastinha em um recipiente de vidro transparente que valorize sua cor e consistência. Nesse caso, optei por usar uma petisqueira branca de cerâmica comprida e fina como base, na qual distribuí biscoitinhos de sabor neutro.

O mais legal dessa receita é que ela é bem diferente e difícil de encontrar em festinhas. Se vocês e seus convidados gostam de cogumelos, acho que é uma boa opção para surpreender a galera. Eu tive muita dificuldade de encontrar receitas em português. Aliás, não encontrei nenhuma! Devem existir, é claro, mas provavelmente estão bem escondidinhas, rs! Nos sites em inglês foi mais fácil, mas como mencionei anteriormente, havia uma mistura de ingredientes que não me agradou e preferi manter a simplicidade, usando apenas os cogumelos in natura, o queijo cottage e alguns temperos. Aliás, acho que da próxima vez vou acrescentar um pouco de molho shoyu… tenho a impressão de que vai ficar melhor ainda!

DSC_0251

Eu nunca tinha ouvido falar em drinks feitos com geleia até descobrir a seguinte receita:

http://www.queensberry.ind.br/queens-gourmet/receita/852/drink-de-cranberry-morango-e-limao-sem-alcool

Adorei a ideia e fiquei esperando uma oportunidade para colocá-la em prática, o que aconteceu na semana passada. Na verdade, eu não segui a receita original, mas fiz algumas adaptações interessantes, conforme vocês podem conferir a seguir.

DSC_0211

Os ingredientes que usei para os três drinks que preparei foram:

  • Água tônica
  • Cachaça
  • Vodka
  • Grapefruit
  • Geleia de frutas vermelhas
  • Suco de laranja
  • Gelo

DSC_0329

A plaquinha diz “Club Soda”, mas como não encontrei o ingrediente no mercado, tive que substituí-lo por água tônica. Outra opção seria refrigerante de limão, como Sprite, por exemplo.

DSC_0269

A geleia de frutas vermelhas serviu como base para os dois primeiros drinks que preparei. O da foto acima recebeu duas colheres de sopa de geleia, uma latinha de água tônica, duas colheres de sopa de suco de grapefruit e uma dose de cachaça. Para ficar com essa aparência homogênea, coei a bebida, retirando os gominhos da fruta e os pedacinhos da geleia. Pra dar um charme extra, espetei três framboesas frescas no palitinho de madeira.

DSC_0301

O segundo drink foi feito com os mesmos ingredientes, com exceção do suco de grapefruit e da cachaça, que substituí pela vodka.

DSC_0384

Foram duas colheres de sopa de geleia, meia latinha de água tônica, dois copos de suco de laranja e duas doses de vodka. Nesse caso resolvi salpicar algumas framboesas no copo, que se concentraram na superfície.

DSC_0285

Caipivodka de Grapefruit

O terceiro drink nem teve plaquinha identificadora porque foi uma ideia de última hora. Eu já tinha feito uma caipivodka de grapefruit há alguns anos e compartilhei a receita AQUI:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/02/desafio-coquetel-mais-preparativos-e-o.html

Ficou deliciosa e bem azedinha do jeito que eu gosto! O mais engraçado é que fui rever o post antigo em busca da receita e descobri que ele foi publicado um pouco antes do Carnaval de 2010, vejam que coincidência!!!!

DSC_0409

Suco de laranja servido no copo customizado com “confetes”

Quando terminei de preparar (e experimentar) os drinks, fui rever meu caderninho de esboços, anotações e inspirações. Eu o mantenho sempre por perto pra registrar as ideias malucas que surgem quando menos espero, rs! Enfim, foi assim que descobri que eu tinha esquecido de customizar os copos de vidro com bolinhas coloridas adesivas, iguais àquelas douradas que usei nas taças da FESTA DE RÉVEILLON, lembram?

DSC_0413

Nesse caso, optei por usar somente as bolinhas foscas que sobraram da FESTA AVIAÇÃO.

DSC_0427

Para acompanhar os drinks, usei uma base de acrílico que abrigou uma folha de papel no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) na qual diagramei uma tradicional marchinha de Carnaval.

E isso é tudo, pessoal! Mas esperem um pouquinho… no fim do post tem presentinho pra vocês!!!!

 

kit digital BAILE DE MÁSCARAS/CARNAVAL

mask545

Ilustração feita especialmente para o kit digital BAILE DE MÁSCARAS/CARNAVAL

 Carnaval545

Carnaval2545

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência. É ideal para um Baile de Máscaras ou uma Festa de Carnaval. Alguns campos de texto são editáveis.

Peças incluídas no kit:

1. Convite no formato 10 cm x 15 cm com 3 opções de moldura. Pode ser impresso ou enviado por e-mail aos convidados.
2. Cartazes no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e A5 (14,8 cm x 21 cm) com 3 modelos de moldura que podem ser usados como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas, papel de carta etc.
3. Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes em 4 modelos.
4. Plaquinhas em 4 modelos com variações de cor para identificar os comes & bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar.
5. Toppers para cupcakes e/ou adesivos para pirulitos/embalagens para lembrancinhas (6,3 cm x 6,3 cm) em 4 modelos com variações de cor.
6. Etiquetas (5 cm x 5 cm) para latinhas de metal em 4 modelos com variações de cor que também podem ser usadas como adesivos para pirulitos, pão de mel e/ou mini toppers para cupcakes.
7. Wrappers para cupcakes em 3 modelos.
8. Forminhas para docinhos em 3 modelos.
9. Etiquetas de agradecimento para prender nas lembrancinhas da festa em 4 modelos com molduras de diferentes padronagens.
10. Máscaras em 5 modelos para usar como fantasia e/ou na decoração da festa. Além das máscaras já enfeitadas com padronagens, há 2 arquivos contendo somente os moldes para que você possa recortar outros tipos de papel ou até mesmo tecido.
11. Bandeirolas para varalzinho em 9 modelos. Três delas possuem campo editável para escrever SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, BEM-VINDOS, É CARNAVAL!, a idade e/ou o nome do aniversariante etc.
12. Ventarolas em 3 modelos para refrescar e decorar a festa.
13. Minicones em 3 modelos para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, amendoim, algodão doce etc.
14. Cúpulas para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud) em 3 modelos.
15. Padronagens em 3 modelos desenvolvidas especialmente para esse kit, que podem ser usadas para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais, como os mostrados AQUI, customizar bandejas, porta-copos personalizados, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
16. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

…………………………………………………………………………………………………………………

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Agora vamos à surpresa que prometi:

DSC_0177

Repararam nas máscaras que usei na sessão fotográfica do post? É esse o meu presente carnavalesco pra vocês! Basta clicar na imagem abaixo e salvá-la no computador. Trata-se de uma folha no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) contendo três moldes de máscaras para imprimir, recortar, customizar e usar no Carnaval, seja como parte da fantasia ou da decoração da festa.

moldeblog

Além de poder brincar com papeis de cores, padronagens e texturas diferentes, dá pra aplicar diversos acessórios nas máscaras como canutilhos, miçangas, penas, fitas etc. Aproveitem pra soltar a imaginação e exercitar a criatividade!

Um super beijo pra todos com votos de uma quarta-feira animadíssima!!!!

Bonfa-ass

31 comentários:

Bibi Verdelone disse... [Responder comentário]

Querida Bonfá, tietagem pouca é bobagem. Por acaso postei hoje também sobre Carnaval, meu blog tinha morrido e agora ressuscitou rs. Só quero te dizer o quanto tem me inspirado nesses últimos anos e o que mais fico feliz em saber é que me mudei para o Rio e tenho certeza que vou ter o prazer de encontrar com você algum dia pra um bate papo, pra mim vc é quase íntima já rs. Amooo de paixão seu blog e me identifico completamente com ele.
Um grande bju de uma grande apreciadora do seu trabalho.

Unknown disse... [Responder comentário]

Tá abusada na fotografia,heim?rsrs
Lindas fotos!
Vou experimentar este roll de salmão!
Adorei o presente,pena que não vou pular carnaval.Vou para bem longe da folia,não tão longe,400 km....rsrsrsrs.
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bibi VerdeloneBibi, muito obrigada pelo comentário tão gentil e carinhoso!!!! Fico muito feliz que goste das minhas postagens e peripécias, rs! E quem sabe a gente se esbarra mesmo pelo Rio algum dia? Há tempos eu penso em reunir um grupo de blogueiras num barzinho ou restaurante para um gostoso bate-papo! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, gostou???? Que bom, fico super feliz com esse elogio vindo de você! Ah, que pena que não vai aproveitar o presente! Eu também não vou ficar por aqui no Carnaval, é uma ótima oportunidade pra viajar, né? Mas acho que vou levar algumas máscaras na bagagem... pode render algumas fotos divertidas, rs! Beijos!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Querida Katia, desde a festa Reveillon que achei bárbara essa ideia de colar os pequenos adesivos circulares nos copos! A paleta de cores desta festa está alegre e vibrante. Bem Carnaval! Beijos, Paula

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaOi, Paula!!!! Muito obrigada!!!! Eu também gostei muito desse recurso das bolinhas adesivas! A ideia original não é minha, conforme mencionei no post com os preparativos do Réveillon, mas adorei e pretendo usá-la mais vezes, mudando a cor das bolinhas dependendo do tema. Um grande beijo e ótimo Carnaval!

Gelia disse... [Responder comentário]

Katia amei, olha vc esta me surpreendendo seus petiscos estão cada vez mais estilosos, e saborosos!!
Amei o kit, ano passado fiz uma matinê com as crianças, este ano eu vou pra rua bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoDivirta-se bastante, Gélia!!!! E muito obrigada pelo elogios! Esse ano pretendo me arriscar mais na cozinha e testar novas receitas, principalmente de comidinhas de festa, é claro, rs! Mil beijos!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, amiga, as fotos ficaram sensacionais, adorei!!!
Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

que máximo!!!! Amei as dicas!!

http://anitamakingof.blogspot.com.br/

Fete a Fete disse... [Responder comentário]

Katia, o kit está simplesmente FANTÁSTICO e eu vou querer um (pro ano que vem) com certeza!!!! Também adorei as comidinhas e o capricho e criatividade com as fotos. Dá vontade de botar a "sandália de prata e (ir) pro samba sambar" :-) Bom carnaval!!

Eu Faço a Festa disse... [Responder comentário]

Bonfa, Amei amei amei!!!

Estou com umas postagens sobre carnaval ainda na manga, mas vou compartilhar sua ideia no Eu Faço a Festa :)

Como sempre arrasando, beijos,

Flávia.

Marta disse... [Responder comentário]

Katita,
Vc sabe que gostei de tudo! Amei a entradinha de salmão defumado! Adro salmão defumado e o queijo. Serei sincera que nunca comi Mascarpone, pois aqui é dificil de achar e é mais caro, né? Mas amei a combinação!!!!
Já salvei a máscara!!!!
O kit ficou lindo e super colorido! Carnaval total!!!
Beijossss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammMuito obrigada, querida Simone! Boa parte do mérito é da câmera nova indicada pelo meu super cunhado fotógrafo! Mil beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AnitaMuito obrigada, Anita! Eu sou suspeita: gostei muito do resultado das comidinhas e tudo acabou rapidinho! Comi tudo em tempo recorde, rs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flavia B.Flave, minha irmã ídola!!!!!!!!! Preciso dizer que fiquei toda boba com seu comentário e elogios? Vou amar ver sua versão dessa festa de Carnaval, obaaaaaaaaaa! Beijos mil!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu Faço a FestaFlávia, vc é uma das mulheres de mais bom gosto que conheço, portanto seu comentário me deixou nas nuvens! Super obrigada mesmo pelo compartilhamento, fico mega feliz! Mil beijos!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaOba, Martinha! Prova o mascarpone sim! É Mais caro mesmo, por isso só comprei um potinho pequeno e de marca nacional porque o italiano custava mais do que o dobro. Se não me engano, o que comprei era da EUROLAT. Vc talvez já tenha comido esse queijo naquela sobremesa chamada Tiramisu, mas às vezes o pessoal substitui por creme de leite ou outra coisa. Super beijo e até semana que vem!

Bibi Verdelone disse... [Responder comentário]

Ficaria super feliz e honrada caso convidada! Obrigada pelo carinho em responder, não esperava menos de você! Um bju!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bibi VerdeloneOba, Bibi! Vamos manter contato! Beijos e obrigada mais uma vez pelo carinho!

Maria disse... [Responder comentário]

Amei tudo, mas o salmão defumado me pareceu delicioso. O kit está lindo e obrigado pelas máscaras.
Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaOi, Maria! O salmão realmente ficou muito bom e é fácil de fazer, ainda mais porque nada precisa ir ao fogo. Basta misturar e montar! Que bom que gostou das máscaras! Aproveite bastante o Carnaval! Beijos!

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Flavinha! Pensei o mesmo, como a Katinha está abusada na fotografia! Vai ser a fotógrafa oficial do próximo Chá ;) Beijão Ana
ndataquerida.blogspot.com

Simone Medeiros disse... [Responder comentário]

Ei Katia, tudo bem!!! Amei o post, deu vontade de fazer um baile de carnaval assim que terminei de ler... Adorei o presente. Obrigada. Bjim!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana PaulaHehehe, assim vocês me deixam toda boba e envergonhada, meninas!!!! Muito obrigada pelos elogios, vindo de vcs significa muito pra mim! E o nosso encontrinho? Saudades!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone MedeirosQue legal, Simone! E fico feliz que tenha gostado do presente, aproveite bastante! Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia, você é genial!!! Amei suas dicas... Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia você é genial!!!! Amei suas dicas... As fotos estão perfeitas! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rafaela QueirozMuito obrigada, Rafaela!!!!! Fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Ohana disse... [Responder comentário]

Li o post das artes do verão/2015 e fiquei louca pela receita do roll de salmão com mascarpone. Menina, vim copiar a receita e fiquei mais malucá ainda com as dicas que encontrei aqui. Vc é 10 em criatividade!
Vim pegar uma idéia de receita e acabei pegando quase todas Hehehe
PS: Onde vc achou/comprou queijo mascarpone aqui no RJ?
bjin e parabéns pelo seu trabalho.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@OhanaOi, Ohana! Muitíssimo obrigada pelos elogios e pelo comentário tão gentil e animado! Eu encontrei o mascarpone no HORTIFRUTI, se não me engano. Você pode procurar também no Zona Sul e no Farinha Pura. Um beijão!

Related Posts with Thumbnails