quarta-feira, 24 de julho de 2013

Criação de Identidade Visual para a LA DOLCE PASTICCERIA

logo

La-Dolce-Pasticceria6

La-Dolce-Pasticceria12

La-Dolce-Pasticceria13

La-Dolce-Pasticceria14

La-Dolce-Pasticceria15

 

La-Dolce-Pasticceria16

La-Dolce-Pasticceria17

La-Dolce-Pasticceria18

La-Dolce-Pasticceria19

La-Dolce-Pasticceria20

Bom dia, pessoal!!!! Hoje vim mostrar a vocês o projeto de Identidade Visual que criei para a marca LA DOLCE PASTICCERIA, uma empresa especializada em bolos, tortas, doces e biscoitos.

A apresentação que vocês podem observar na abertura desse post simula a aplicação da Logomarca e elementos de apoio em caixas, embalagens, camisetas, aventais, brindes, sacolas etc. Esse material funciona como um pequeno manual para consulta, cujo objetivo é fornecer ao cliente referências que o ajudem a visualizar seu produto final, caso deseje desenvolver essas peças posteriormente.

La-Dolce-PasticceriaA

La-Dolce-Pasticceria

Optei por usar duas fontes diferentes na Logomarca: uma manuscrita, suave e delicada, que passa a impressão de algo elaborado artesanalmente com cuidado e carinho (LA DOLCE), e outra mais neutra para equilibrar o conjunto, porém atual, moderna, elegante e bem legível (PASTICCERIA).

La-Dolce-Pasticceria7

As cores aplicadas na marca foram inspiradas na coleção de peças retrô da Tramontina, que a cliente me enviou como referência de tons que apreciava. O rosa e o azul turquesa se complementam harmoniosamente. Adicionei outras duas cores que lembram bolo e doces em geral: o marrom chocolate e o caramelo. Os tons "comestíveis" foram usados para colorir um bolo estilizado, símbolo da marca.

Como a cliente mencionou que gostava muito de listras, usei esse recurso gráfico tanto no bolo quanto nas padronagens que desenvolvi para acompanharem a marca e que fazem parte da Identidade Visual.

A cor azul rompeu com a hegemonia dos tons de rosa e marrom, geralmente usados nas Logomarcas que representam a área de atuação da cliente: confeitaria em geral, bolos e doces. Acrescentando essa tonalidade, ela se diferenciou da concorrência e ganhou destaque.

O azul foi aplicado no prato de bolo (reforçando a ideia de louça retrô – outro pedido da cliente), no arabesco, no lacinho (um toque de finalização que representa a preocupação com os detalhes) e na moldura, que estilizei de forma a lembrar uma renda, como se fosse uma daquelas toalhinhas colocadas em uma bandeja para servir café com biscoitos (mais um toque retrô, delicado e feminino).

O rosa foi usado como detalhe no bolo e também na fonte do LA DOLCE porque é uma tonalidade comumente associada ao sabor e ao aroma adocicado.

Nas imagens acima, vocês podem ver a Logomarca na versão colorida sem moldura, com moldura em 4 modelos, com arabescos e somente com a tipologia. Todas elas estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se a cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

La-Dolce-Pasticceria3

Nas imagens acima, vocês podem observar as versões P&B em fundo claro e fundo escuro, que a cliente poderá utilizar em assinaturas de patrocínios quando as peças gráficas forem impressas somente nesses tons, por exemplo.

La-Dolce-Pasticceria5

A seguir, penso que as imagens “falam” por si mesmas: isolei os elementos de apoio e desenvolvi padronagens a partir deles, listei a família de fontes e cores usadas na Logomarca, sugeri 3 opções de cartão de visita, 3 opções de etiquetas,  2 modelos de caixa para presente, 2 modelos de embalagens, um modelo de sacola de papel, 2 pratos de papel, xícaras, camisetas, aventais, luva de cozinha, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.

La-Dolce-Pasticceria9

La-Dolce-Pasticceria8

La-Dolce-Pasticceria21

Após a aprovação do layout, dou início ao fechamento dos arquivos e preparo as artes finais em até cinco dias úteis, incluindo o estudo de limites de redução, que só é possível desenvolver após o “OK” do cliente.

Para quem se interessa em entender melhor o que faço e como funciona o processo de criação de uma Identidade Visual, deixo aqui alguns links para posts sobre o assunto publicados no blog:

OUPS

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/03/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html

É PIQUE

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/11/criacao-de-identidade-visual-para.html

IMMAGINE

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/06/criacao-de-identidade-visual-para.html

LIMÃO ROSA

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/08/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html

CÂLIN EN VRAC

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/03/voces-acreditam-em-sonhos-parte-ii.html

DOCE CONFETTI

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/12/criacao-de-identidade-visual-para.html

BEM-FEITAS

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/03/projeto-de-identidade-visual.html

FESTA A CAMINHO

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/06/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html

ATELIÊ SIMONE GUIMARÃES

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/10/criacao-de-identidade-visual-letreiro.html

SUELEM MONTEIRO ARQUITETURA

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/10/design-grafico-arquitetura-criacao-de.html

PORTIFÓLIO COMPLETO

http://www.coroflot.com/katiabonfadini

Para terminar o post, gostaria de deixar aqui uma dica pra vocês. O estudo dos limites de redução é algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicação em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

Limites-de-Reducao

Sendo assim, antes de contratar um profissional, meu conselho é: converse com ele para saber o que está incluído no orçamento e avalie a relação custo x benefício. Algumas vezes o preço parece bastante convidativo, mas o designer se limita a entregar uma única versão da Logomarca sem testar os vários desdobramentos possíveis que serão necessários em algum momento da trajetória da empresa.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia bastante criativo!!!!

Bonfa-ass2

21 comentários:

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Uauau!
Que lindo e elegante.
Adorei!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateObrigada, Adri! Fico geliz que tenha gostado! Beijos!

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Que lindo Katia! Amei a combinação de cores, os detalhes ... tudo! Deu até vontade de mudar minha identidade visual também. rs
Bjos

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

Ficou lindíssimo! Parabéns!
Gostei até mais dessa paleta de cores que a da tramontina...
Beijinhos...

Unknown disse... [Responder comentário]

Belíssimo trabalho. Amei! Vc é muito criativa e competente. Parabéns!
Bjos.
Isabela

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa, ficou incrível !!!!!!
LINDO LINDO LINDO!
Parabéns. Com certeza fará muuuuuuito sucesso!
Bjinhos

Juliana disse... [Responder comentário]

Meu Deus que trabalho LINDO!
Realmente você tem um dom, que criação de bom gosto =)
Parabéns

Bjos

Jussara Botto disse... [Responder comentário]

Lindo e elegante como as suas criações. Adorei sucesso para a doceria. Bjsss

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parabéns pelo lindo trabalho! Como sempre, tudo o q vc faz é de mto bom gosto!!! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, super obrigada pelo carinho e elogios! Fico feliz que tenham gostado do resultado do meu trabalho para a LA DOLCE PASTICCERIA! Desculpem o comentário genérico, mas é que amanhã e sexta são feriados no Rio por conta da visita do Papa e isso acabou bagunçando a minha rotina, rsrs! Estou na maior correria, mas agradeço bastante as mensagens! Um grande beijo!

Isa disse... [Responder comentário]

Bonfaa!!

Achei lindo e as cores ficaram com carinha de doce mesmo =)

Tá rolando sorteio de um par de joguinhos americanos lá no blog!!

beijooos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaOi, Isa! Muito obrigada por avisar do sorteio! Vou lá participar, um beijão!

Mamae no blog disse... [Responder comentário]

Mais uma vez arrasou!!!

Deise Oliveira disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia !

Tudo impecável como sempre.As cores, os desenhos e combinações extremamente harmoniosas resultaram em mais um trabalho lindo, profissional e de muito bom gosto .
Show !!!

Beijos,

Deise Donelli

Deise Oliveira disse... [Responder comentário]

Tudo impecável como sempre.As cores, os desenhos e combinações extremamente harmoniosas resultaram em mais um trabalho lindo, profissional e de muito bom gosto .
Show !!!

Beijos,

Deise Donelli

Julia Gabas disse... [Responder comentário]

Lindo! Amo seu trabalho e acho muito bacana ver em detalhes esse processo! Parabéns!!!
Beijos

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Bonfa, sou fã dos seus trabalhos, quem sabe quando a meu pequeno negócio crescer mais... Euzinha te contrate rs.

Parabéns! ficou show!

Bjoooo

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá, eu gostaria de um orçamento para identidade visual de uma empresa que estou abrindo em Cuiabá - MT, é uma doceria. Se você puder me mandar um email com mais informações para a identidade visual meu email é thalita.felix@gmail.com
Obrigada.

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá, eu gostaria de um orçamento para identidade visual de uma empresa que estou abrindo em Cuiabá - MT, é uma doceria. Se você puder me mandar um email com mais informações para a identidade visual meu email é thalita.felix@gmail.com
Obrigada.

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá, eu gostaria de um orçamento para identidade visual de uma empresa que estou abrindo em Cuiabá - MT, é uma doceria. Se você puder me mandar um email com mais informações para a identidade visual meu email é thalita.felix@gmail.com
Obrigada.

Pochita's Cake disse... [Responder comentário]

Lindoooo!!Amei seu blog e seu trabalho, parabéns é perfeito!!

Related Posts with Thumbnails