quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Criação de Identidade Visual para a empresa ARQUITETAR

545d

Logomarca na versão CMYK completa e versões com uma cor sobre fundo azul e laranja

 

545c

Padronagens desenvolvidas a partir dos elementos gráficos de apoio da Identidade Visual

 

545a

Aplicação da Identidade Visual em aventais e luva de cozinha

 

545m1

545l2545k

Aplicação da Identidade Visual em embalagem, sacola de lona e canetas

 

Bom dia, pessoal!!!! Hoje compartilho com vocês mais um trabalho recente que finalizei logo após retornar das férias. Minha cliente queria uma Logomarca clean que passasse o conceito de algo planejado, personalizado e inovador. Como designer, vejo muitos projetos bons por aí, mas há outros que pecam por excesso de elementos, resultando em uma poluição visual que compromete a assimilação da marca pelo consumidor. A compreensão da Logomarca deve ser realizada logo no primeiro olhar, a fim de que o cliente fixe a imagem da empresa sem muito esforço e a reconheça imediatamente em diferentes ocasiões. Resumindo: uma boa marca deve ser simples, limpa, clara e objetiva.

Antes de pensar em um símbolo para a empresa ARQUITETAR, parti para a escolha das fontes. Selecionei algumas que considerei bastante legíveis, elegantes e retas, descartando as letras arredondadas, que poderiam passar uma ideia de algo orgânico e pouco estruturado. Como um dos conceitos da empresa é o planejamento associado à criatividade, ao bom design e à competência na construção de eventos, optei por uma fonte bem estruturada, com um bom desenho, proporcional e sofisticada na medida certa.

 

545h2

 
Fontes e cores utilizadas na Logomarca

 

Particularmente, eu adoro esse "Q" com o tracinho no meio porque o considero diferente e original. Fiz pequenas modificações em algumas letras da palavra ARQUITETAR para que o conjunto ficasse ainda mais equilibrado. Para o "eventos personalizados" escolhi outra fonte com desenho alongado e letras igualmente bem desenhadas. Fiz também uma pequena modificação em algumas letras que possuíam hastes muito longas a fim de buscar uma proporção mais adequada.

Usei as cores sugeridas pela minha cliente, que por sinal, também adoro porque são complementares. Isso sempre garante um bom contraste e harmonia.

Em seguida, parti para a elaboração do símbolo que acompanha o Logotipo. Usei como base o "A", inicial do nome ARQUITETAR, e estilizei a letra de forma a "vesti-la" com elementos que remetem à de festa: chapéu (para uma ideia de diversão, alegria e curtição) e gravata borboleta com botões (para uma ideia de elegância, de "roupa de festa", de "evento especial"). Dessa forma, o A foi projetado e personalizado para acompanhar o nome ARQUITETAR de forma coerente e consistente.

Para incluir o conceito de arquitetura no desenho (minha cliente possui formação nessa área), simulei duas réguas nas hastes da letra A e elaborei versões da Logomarca sobre fundo azul, laranja, P&B positivo e P&B negativo, antes de voltar atrás e achar que os tracinhos brancos usados para representar as réguas eram desnecessários e dispensáveis, além de comprometerem a legibilidade da marca quando reduzida a limites mínimos. Sendo assim, fiz uma versão sem os tracinhos brancos que se revelou mais clean e não perdeu nenhuma informação relevante no que diz respeito ao conceito da marca.

 

nao

 

Em seguida, isolei os elementos de apoio e criei seis padronagens simples a partir deles, antes de aplicá-las em alguns itens a fim de que minha cliente pudesse visualizar sua Identidade Visual em ação. Simulei dois modelos de cartões, um folheto no formato A5 (14,8 cm x 21 cm), caixas para presentes, camisetas, aventais, luva de cozinha, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.

A seguir, vocês podem observar as versões P&B em fundo claro e escuro que a cliente poderá utilizar em assinaturas de patrocínios quando as peças gráficas forem impressas somente nesses tons.

 

545j

Versões P&B da Logomarca em fundo claro e escuro

 

Todas as versões estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se a cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

 

545h

Simulação da aplicação da Logomarca em cartões de visita com frente e verso

 

545g

Simulação de aplicação da Logomarca em folheto institucional no formato A5 (14,8 cm x 21 cm)

OBS.: O mix de imagens no folheto foi usado somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.

Fonte das imagens: http://weddingsofteal.blogspot.com.br/

 

545f

Simulação da aplicação da Identidade Visual em camisetas

 

545e

OBS.: As duas fotos acima foram usadas somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.

Fonte das imagens: http://www.thesweetestoccasion.com/2010/10/an-outer-space-baby-shower/blue-cupcakes/

Logo após o OK da cliente, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

 

545i

 

Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia bastante criativo!!!!

Bonfa-ass2_thumb1

6 comentários:

C'est ma Provence disse... [Responder comentário]

Salut Katia !!
To passando por aqui pra dizer que eu recebi uma TAG nesta semana, ...e preciso repassar para outros 5 blogs, escolhi voce ! Mas nao se sinta obrigada a responder, somente se tiver tempo e quiser, sei que sua vida esta corrida ! Eu mesma, fiquei indecisa, mas acabei dando sequencia na brincadeira pois recebi a TAG de uma alema simpatica que divulgou meu blog na Alemanha. Da uma olhadinha la no meu blog Le Petit Coeur Bresilien...Beijos, Petria

Família Alves Lis disse... [Responder comentário]

É muito legal quando você explica o conceito dos seus projetos. Continue compartilhando, é uma delícia de ler!

Maria disse... [Responder comentário]

Ficou demais. Vc é realmente muito criativa. É uma imagem que fica na memoria e lembra exatamente a empresa e o que ela fornece. Parabens. amo seus trabalhos. Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Petria MendesObrigada, querida!!!! Vou lá dar uma olhada! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Família Alves LisMuito obrigada! Realmente por trás de cada projeto há um trabalho de pesquisa, análise de mercado, de público-alvo e de conceituação da marca. Fico feliz que goste desses posts. Semana que vem tem mais um! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaMuito obrigada, Maria! Que delícia de feedback, fiquei muito feliz com o seu comentário! Beijão!

Related Posts with Thumbnails